DÚVIDAS FREQUENTES

  • Qual a diferença entre a certificação Ballet Pilates Fusion e Barre?
  • Qual a diferença entre o Ballet Pilates, o Ballet Barre Workout e o Balé Clássico?
  • O Ballet Pilates é balé?
  • Como o Ballet Pilates faz a reabilitação de bailarinos?
  • A Fita Fit do Ballet Pilates é bem diferente da Fita da Ginástica Rítmica.
  • O Ballet Pilates é esporte, ballet ou pilates ?
Qual a diferença entre a certificação Ballet Pilates Fusion e Barre?

O Ballet Pilates Fusion também contém exercícios do Ballet Barre Workout internacional, mas com a introdução dos princípios do Pilates, além de acessórios diferenciados como a fita fit, o elástico e o Yoga Strap, é um curso com conteúdo completo e elaborado, além de nomenclatura do balé clássico.

A certificação Barre, é compacta e acessível, com acessórios básicos e de fácil aplicabilidade, é um curso que requer um baixo investimento para um alto retorno. Os acessórios utilizados no Barre é a bola e os alteres. O conteúdo de Barre é o mesmo dos repertórios internacionais. O Barre é muito mais do que Ballet Fitness, é também reabilitação na barra.

Qual a diferença entre o Ballet Pilates, o Ballet Barre Workout e o Balé Clássico?

Qual a diferença entre o Ballet Pilates, o Ballet Barre Workout e o Balé Clássico?

O Ballet Pilates possui uma barra diferenciada, a Barre Plus, que permite inúmeras possibilidades e variações de movimentos. Os exercícios são realizados em diferentes planos, pois ela possui 5 níveis, nos planos baixo, 2 no médio (barra de balé convencional), plano alto e plano aéreo.

A Barre Plus é bem versátil, pode ser utilizada como apoio, como equipamento para desenvolvimento de força, flexibilidade, também para fixar o tecido acrobático e o Stick.

A Barre Plus é um equipamento de extrema importância para a prática do Ballet Pilates, apesar disso, é possível realizar muitos exercícios do Ballet Pilates com a barra de balé convencional.

Além disso os acessórios do Ballet Pilates são maravilhosos, otimizam o fortalecimento muscular, mobilidade articular, são coloridos e bem divertidos!

O Ballet Pilates é balé?

O Ballet Pilates é balé?
O Ballet Pilates não é balé classico. A nossa base é o Ballet Barre Workout que foi criado em 1940, na Inglaterra e está presente no mundo todo, por isso os movimentos são bem diferenciados e com objetivos específicos. O Ballet Pilates não é arte é um trabalho de condicionamento físico e reabilitação, inclusive para bailarinos.

Como o Ballet Pilates faz a reabilitação de bailarinos?

Como o Ballet Pilates faz a reabilitação de bailarinos?
O Ballet Pilates  é excelente para reabilitação de bailarinos, pois trabalha com posições e movimentos adaptados do Balé, com os princípios do Pilates, como por exemplo a primeira posição de pés, que é realizada com o turnout mais fechado, como no Pilates. Essa posição no Ballet Pilates com o demi plié, é chamada de Diamond, pois os calcanhares são conectados, o que permite o acionamento maior das fibras musculares dos músculos adutores (os músculos da parte interna da coxa), o resultado é o aumento de força de membros inferiores e estabilidade do quadril, maior equilíbrio e melhora o apoio dos pés, excelente para reabilitação dos joelhos e tornozelos.

A Fita Fit do Ballet Pilates é bem diferente da Fita da Ginástica Rítmica.

A Fita Fit do Ballet Pilates é bem diferente da Fita da Ginástica Rítmica.
A GR é esporte, compreende-se regras e tudo que sai das regras, deixa de ser esporte. O Ballet Pilates é uma atividade física, por isso a finalidade não é alta performance, mas sim ser acessível a qualquer pessoa, das mais variadas idades e nível de condicionamento físico. Por isso os nossos movimentos com a fita são diferentes.
A Fita na GR é leve, apropriada para os movimentos de punho e lançamentos. Já no Ballet Pilates, utilizamos a fita a Fita Fit, que é um pouco mais pesada, de madeira e com um cabo confortável, anatômico, já que não fazemos lançamentos. Esse é um cuidado, para manter a segurança da aula, pois não é qualquer pessoa que consegue fazer lançamentos sem se lesionar.

A Fita Fit foi elaborada com o objetivo de manter e desenvolver movimentos fundamentais e articulares, que deixamos de realizar no dia a dia, como por exemplo, os movimentos de circunduçao de ombros e outros. E com ela, esses exercícios se tornam divertidos, coloridos e lúdicos.
Na GR, os movimentos são amplos, trabalham a flexibilidade máxima da articulação, o atleta faz um treino específico para aumentar a angulação e exibir um desenho considerado “perfeito” para o esporte, então exige-se do atleta ir além do limite anatômico e natural, são desenhos corporais lindíssimos, mas às vezes podem ser prejudiciais para a saúde articular.

No Ballet Pilates, o nosso objetivo é trabalhar com o condicionamento físico e com a saúde, por isso não fazemos exercícios que ultrapassam o limite anatômico da flexibilidade articular, mas respeitamos o limite individual e os movimentos são mais contidos com controle e centralização, pois inserimos os príncípios do Pilates nos exercícios que podem ser realizados por qualquer pessoa e nível de condicionamento físico, até para a terceira idade.
A nomenclatura do Ballet Pilates também é diferente da GR, alguns exercícios como “Chicote”, “Cabana”, “Around the World “, são associativos e o aluno associa os termos aos movimentos, além disso, são divertidos e até engraçados para dar ludicidade à modalidade.
Em resumo, a Fita Fit foi elaborada para melhorar o condicionamento físico e reabilitação de pessoas que buscam a saúde, de atletas e bailarinos, de forma dinâmica, segura e divertida. Vale a pena conhecer e ter essa experiência!

O Ballet Pilates é esporte, ballet ou pilates ?

O Ballet Pilates é esporte, ballet ou pilates ?

Ballet Pilates não é um esporte, é uma atividade física que nasceu depois de muitos anos de estudo e dedicação da brasileira Audrea Lara, pioneira em trazer a modalidade ao país. Formada pela USP, Audrea foi certificada em pilates nos Estados Unidos pela professora Romana Krizanowska, herdeira direta de Joseph Pilates e participou de diversas pesquisas sobre nutrição, aprendizagem motora, ginástica postural, avaliação e condicionamento para adultos e pessoas da terceira idade para que o Ballet Pilates fosse criado de uma maneira segura, por conter os príncípios de Pilates e diferenciada sem a pretensão de ser qualquer cópia ou competição com o balé clássico, GR, ou pilates, trabalho dos quais admiramos, conhecemos e respeitamos muito.

O Ballet Pilates é um trabalho diferenciado, indicado para qualquer pessoa e nível de condicionamento físico, inclusive para condicionar e reabilitar atletas, pois trabalha com princípios de Pilates e conteúdos de Ballet Barre Workout presente no mundo todo. Por isso não carregamos a nomenclatura da GR, já que respeitamos muito a modalidade, os atletas e profissionais dessa área. A nossa fita, apesar de parecida e tão linda quanto, é diferente, assim como todos os nossos movimentos.

Convidamos a todos a conhecer a nossa modalidade e desfrutar de algo bem feito, bem estudado e muito respeitado por todos os profissionais da área de educação física, bem como fisioterapeutas e bailarinas.



TEM ALGUMA DÚVIDA?

PRECISA DE AJUDA?

Encontre aqui a resposta as dúvidas mais frequentes.

QUAL É A SUA DÚVIDA?

A sua dúvida pode ser a mesma que varias outras pessoas também estão tendo. Não hesite em nos perguntar.

ESTAMOS AQUI PARA TE OUVIR

Caso a sua dúvida não esteja esclarecida aqui, pode enviar para faleconosco@balletpilates.com.br

E AJUDAR NO QUE FOR PRECISO

Vamos procurar esclarecer o mais rápido possível.

CERTIFICAÇÃO BALLET PILATES

Não perca a próxima turma! Faça sua inscrição aqui. Vagas limitadas.



TESTEMUNHAIS

Veja a opinião de quem já fez o curso.

ASSISTA AQUI

UMA ESPIADINHA AQUI

Pioneirismo, Inovação e Credibilidade. Confira uma pequena amostra do programa.

ASSISTA AQUI

WhatsApp chat