5 BENEFÍCIOS DO PILATES PARA ELIMINAR ATÉ 600 KCAL

Pauta – 5 benefícios do Pilates para eliminar até 600 calorias

 

As aulas são feitas no solo, utilizando o peso do próprio corpo aliado a acessórios que tornam a prática dinâmica, divertida e funcional. São cerca de 10 combinações, entre fitas, tecidos acrobáticos, bolas pequenas (como as de futebol e vôlei) e as grandes tradicionais do Pilates, bastão com elástico e uma barra de ballet especialmente desenvolvida para misturar a leveza do Ballet com a força do Pilates. Assim é o Ballet Pilates, método desenvolvido pela pioneira na modalidade no Brasil, Audrea Lara.

“A carga utilizada nada mais é do o peso corporal que trabalha para estabilizar a postura ao mesmo tempo que é necessário equilíbrio e consciência corporal para que a musculatura seja fortalecida entre todos os grupos e membros do corpo”, conta a profissional de educação física.

Entre os principais pilares que definem a modalidade está a boa execução dos movimentos que, para o criador Joseph Pilates, é mais interessante executar poucas repetições bem feitas, do que inúmeras sem tanta precisão.

Para entender um pouco mais sobre as façanhas do Pilates, Audrea Lara separou 5 benefícios para se tornar um adepto da modalidade.

1- Tonifica

O treino é rigoroso e complexo e as 8 repetições em cada exercício são os grandes segredos de sucesso de uma atividade bem executada focada em cada grupo muscular. São os movimentos que melhoram a mobilidade das articulações e desenvolvem a força muscular.

2- Queima as gorduras localizadas

Alguns depósitos de gordura que se instalam, principalmente em regiões abdominais e culotes, que custam a ser eliminadas com exercícios cardiovasculares são mais trabalhadas durante uma aula.

3- Não fadiga

Pingar suor não é sinônimo de eliminar calorias. As aulas trabalham a consciência corporal, assim o equilíbrio e a força são responsáveis para aumentar a frequência cardíaca – o mesmo efeito de passar horas na esteira ou na bicicleta.

4-Corrige a postura

Não é apenas para o alívio das dores de quem passa horas sentado ou longos períodos em pé. Além de melhorar a postura, que pode ser corrigida em poucas aulas, ajuda ainda a prevenir lesões.

5- Pode ser aliado a qualquer outra modalidade

Por melhorar a condição aeróbica, a força, o alongamento e a flexibilidade, as aulas podem ser coadjuvantes para treinos de atletas, praticantes de corrida, adeptos da dança e até mesmo para os amantes da musculação.

FONTE: Audrea Lara

Formada pela USP, Audrea Lara foi certificada em pilates nos Estados Unidos pela professora Romana Kryzanowska, herdeira direta de Joseph Pilates. Audrea participou de diversas pesquisas sobre nutrição, aprendizagem motora, ginástica postural e avaliação e condicionamento para adultos e pessoas da terceira idade. Ministra cursos sobre reestruturação corporal e participou, como co-autora, do livro “Enxaqueca, Alívio Para o Sofrimento”, no qual ensina a aliviar a dor por meio de exercícios que melhoram a postura.




WhatsApp chat