Elevar e apoiar o calcanhar no chão é a solução para quem fica muito tempo sentado

Pauta: 

PAUTA: Elevar e apoiar o calcanhar no chão é a solução para quem fica muito tempo sentado

Pilates estimula drenagem linfática para melhorar o retorno venoso

Permanecer muito tempo sentado pressiona negativamente a região entre a coxa e o quadril e ali possuem diversos gânglios linfáticos, isso acaba encurtando a musculatura e bloqueando a circulação local e os vasos linfáticos. Quem explica é Audrea Lara, profissional de educação física e pioneira em trazer a modalidade que mistura ballet com pilates ao Brasil, o Ballet Pilates.

Nosso corpo é composto por 3 essenciais bombas responsáveis pela nossa sobrevivência: coração, calcanhar e assoalho pélvico. O mais simples, e muito eficaz para ser trabalhado, são os movimentos que apoiamos o calcanhar no chão. Com esse ato simples, conseguimos aumentar o nosso retorno venoso, ou seja, o sangue volta mais rápido para cima só por sentir o impacto no chão. Para Audrea, nos passos clássicos da dança, como os famosos eleves, é possível trabalhar este movimento, já os saltos pequenos proporcionados por este estímulo também favorecem o retorno venoso. 

“Nossos movimentos precisam ser treinados a utilizar com muita intensidade o tornozelo e o joelho e daí então conseguimos manter uma pressão que estimula os vasos linfáticos e o retorno venoso através do outro passo do ballet: o plie. Esse movimento de flexões de joelho leve estimulam os vasos linfáticos atrás do joelho – outra região que possui muitos gânglios“, fala a especialista.

FONTE: Audrea Lara

Formada pela USP, Audrea Lara foi certificada em pilates nos Estados Unidos pela professora Romana Kryzanowska, herdeira direta de Joseph Pilates. Audrea participou de diversas pesquisas sobre nutrição, aprendizagem motora, ginástica postural e avaliação e condicionamento para adultos e pessoas da terceira idade. Ministra cursos sobre reestruturação corporal e participou, como co-autora, do livro “Enxaqueca, Alívio Para o Sofrimento”, no qual ensina a aliviar a dor por meio de exercícios que melhoram a postura.




WhatsApp chat