3 exercícios para manter a coluna no lugar

Pauta: 3 exercícios para manter a coluna no lugar

Cerca de 80% da população passa quase 90% do tempo sentado. Seja na cadeira do trabalho, no banco do carro, na sala de espera, na mesa do restaurante e por aí vai. Mas, nosso corpo não foi feito para ficar parado, e muito menos sentado.

Com o mundo moderno, fica quase impossível se levantar e se mexer fora de uma academia. Graças ao controle remoto não há necessidade de levantar para trocar o canal da televisão, os comandos do carro de vidro e rádio já estão acoplados ao volante e com apenas um toque no celular é possível fazer transações bancárias, ter comida quentinha e fresquinha sempre à mão…e tudo sem sair do lugar.

Para por um fim ao grande problema da modernidade: o sedentarismo, e ainda manter o corpo longilíneo, a profissional de educação física Audrea Lara criou um método que deixa a atividade física lúdica e divertida e em poucos passos também deixa a coluna no lugar.

Idealizadora do Ballet Pilates (modalidade que mistura movimentos leves da dança unido com a força do método de Joseph Pilates) Audrea conta que através dos fundamentos do mat pilates (pilates feitos no solo) as atividades ajudam no alongamento e fortalecimento dos principais grupos musculares como o core (centro de força localizado na região abdominal). “Trabalhamos a postura e alongamento, melhorando a performance para os pequenos movimentos do dia a dia”, diz.

Alguns exercícios usando a simples bola grande de pilates (Fit Ball), obrigatoriamente a postura já tem que ficar ereta. “Uma das primeiras coisas que precisa verificar é se você está usando uma bola que tenha o tamanho certo e que esteja devidamente insuflada. Depois disso, entenda que a bola é uma parte do seu corpo e grude nela, assim os exercícios se tornam ainda mais seguro”, alerta Audrea.

Abdominal

Durante abdominal é possível trabalhar o fortalecimento da musculatura do abdômen. Assim, conseguimos com que o exercício alcance uma ativação completa das costas e dos estabilizadores da coluna.

  • Deite-se com a parte lombar sobre a bola e coloque as mãos atrás das orelhas.
  • Enrole os ombros para cima e baixe-se depois de uma pequena pausa.
  • Para evitar esforçar o pescoço, olhe para a frente e não para os joelhos.

Hiperextensão com Bola

 

  • Ajoelhe-se em frente à bola, com a barriga pressionada sobre esta e coloque as mãos sore cada lado da bola.
  • Estenda as costas esticando os braços e as pernas e volte à posição inicial depois de uma pequena pausa.
  • Expire ao estender e inspire ao voltar à posição inicial.

Extensão Braços-Pernas – Alternando

 

  • Deite-se na bola, com a barriga pressionando contra ela e mantenha o equilíbrio com os pés e as mãos no chão.
  • Estique o braço esquerdo e a perna direita para fora e para cima e baixe-os depois de uma pequena pausa. Troque de lados depois de cada repetição.
  • Expire ao esticar e inspire ao voltar à posição inicial.

Ela também pode ser uma ótima ainda no dia a dia. “Qualquer pessoa pode trocar a cadeira pela bola, isso fará com que o trabalho de alongamento seja continuo no dia a dia além de diminuir o risco de lesões. “O equilíbrio, a força e a coordenação são habilidades que além de serem ativadas durante a prática podem ser levadas para a rotina”, finaliza a profissional pioneira na modalidade que mistura Ballet com Pilates aqui no Brasil.

FONTE: Audrea Lara

Formada pela USP, Audrea Lara foi certificada em pilates nos Estados Unidos pela professora Romana Kryzanowska, herdeira direta de Joseph Pilates. Audrea participou de diversas pesquisas sobre nutrição, aprendizagem motora, ginástica postural e avaliação e condicionamento para adultos e pessoas da terceira idade. Ministra cursos sobre reestruturação corporal e participou, como co-autora, do livro “Enxaqueca, Alívio Para o Sofrimento”, no qual ensina a aliviar a dor por meio de exercícios que melhoram a postura.




WhatsApp chat